11 dezembro 2013

Evangelização das juventudes no Brasil é tema de Encontro Nacional

de Brasília - DF, Brasil
Com a finalidade de planejar as atividades de evangelização dos jovens no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB promove, de 11 a 15 de dezembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil.

O evento acontece no colégio Dom Bosco, com início às 20h, desta quarta-feira. O objetivo é contribuir para que a Igreja no Brasil e as expressões juvenis possam colher os frutos dos trabalhos com a juventude desenvolvidos nos últimos anos. É destinado às lideranças que atuam na evangelização em movimentos, pastorais, novas comunidades e congregações religiosas.
O presidente da Comissão para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, explica que este é um momento de avaliação e planejamento, dando continuidade à JMJ Rio 2013. “A Jornada Mundial da Juventude deixou uma grande marco no Brasil e no coração de todos aqueles que apostam nos jovens. Vamos continuar a jornada que dependerá de cada jovem, dos adultos e agentes de pastoral. Agora precisamos dar continuidade aos trabalhos de evangelização em nossas paróquias e comunidade”, comenta dom Eduardo.
Debates
Estão previstos painéis que tratarão de temas como “A Igreja no Brasil e os Jovens”, “Realidade Juvenil”, “Os 4 pilares da Evangelização da Juventude”, entre outros. Serão discutidas pistas de ação para os trabalhos com a juventude no âmbito nacional e regional. Confira a programação completa.
Participarão do encontro bispos referenciais da juventude nos Regionais da CNBB, bispos referenciais regionais para as questões da JMJ; o coordenador nacional dos Centros e Institutos de Juventude e da Pastoral Presbiteral do Regional; os coordenadores nacionais de algumas pastorais afins; além das equipes Jovem de Comunicação e a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional. O evento contará com a presença do conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Piergiorgio Bertoldi.
Histórico
Durante os últimos anos, foram diversas as atividades voltadas à evangelização da juventude no país, como a peregrinação dos símbolos da JMJ, os Botes Fés, os seminários nacionais de jovens, a Campanha da Fraternidade, a Jornada Mundial da Juventude, entre outros eventos diocesanos e diversas expressões que trabalham com juventude.