14 dezembro 2014

I Retiro anual da Pastoral da Juventude da Paróquia N. Sra Mãe da D. Providência

de São Luís - MA, Brasil

Aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 de dezembro o primeiro retiro da mais nova paróquia de São Luís, paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência do Bairro da Cidade Operária. Com participação e 83 jovens dos três grupos de jovens que existem na paróquia (JAC, JOC e JUC) que se reuniram para vivenciar, entender e trabalhar o tema do retiro que foi ESPIRITUALIDADE DA PJ: IDENTIDADE E MISSÃO.
A assessoria do retiro ficou por conta da equipe de assessore/as do secaju. Onde o tema foi explorado da seguinte maneira: a espiritualidade acontece na/no...chamado pessoal, vivência em comunidade, organização da pj, processo de educação na fé, assessoria como modo de ajuda na caminhada. E por fim, os aspectos que caracterizam a espiritualidade da PJ tal qual ela é: Cristocêntrica, Mariana, Leiga e Missionária, Comunitária e Eclesial, Encarnada e Libertadora, Orante e Celebrativa.)
Os jovens nestes três dias vivenciaram a espiritualidade da pastoral da juventude e puderam entender que ela não é feita de momentos, mais é uma forma de vida. É o que os identifica e faz ir em missão.





A integração entre os grupos foi muito grande e possibilitou uma maior vontade de viver e trabalhar em conjunto pela realização da Civilização do amor.

O retiro foi marcado também por vários momentos orantes, com a vivência do Oficio Divino da Juventude e também muitos momentos de diversão e alegria, como danças, brincadeiras e noite cultural.




Seu encerramento se deu com a celebração eucarística realizada na Igreja São José Operário,onde hoje funciona a sede da paróquia, e contou com a presença dos jovens dos três grupos e de toda comunidade. Ao final foi lido uma carta de agradecimento pela Suzana (membro do núcleo da coordenação paroquial da PJ da paróquia).


Segue a carta...



"Hoje, dia 14 de dezembro, dia em que se acende a vela da alegria, é um dia de comemoração. Hoje o nosso vigário Pe. Sander Patalo, completa mais uma ano de vida e nós agradecemos a Deus pelo seu empenho e dedicação em construir o Reino de Deus entre nós. Pe. Sander chegou em terras maranhenses em março de 2008 como vigário na Paróquia São João Calábria, onde permaneceu até setembro de 2008 quando assumiu o aspirantado Dom Calábria, na Rua Grande, no Centro. Iniciou o curso de psicologia em 2010. Em 2011 veio morar no Cesjo como responsável da formação. E com a fundação da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência em novembro de 2012 atuou como vigário paroquial onde permanece até os dias atuais. Por todos os anos que dedicaste ao serviço de nossa paróquia e em especial na comunidade de São José Operário, nós te agradecemos, te desejamos feliz aniversário, pe. Sander, e desejamos também que o senhor continue vivendo com ardor sua missão. //
Hoje concluímos uma importante etapa para nossa juventude. Somos jovens sonhadores e com amor pela causa do Reino de Deus. A nossa Pastoral, a exemplo de Jesus Cristo e da Igreja da América Latina, faz opção pelos pobres e jovens. Estamos no início de nossa caminhada e a fé que nos move nos inspira a ousar e assumir os projetos rumo a civilização do amor.
Pudemos perceber o quão diferentes somos nesse fim de semana que passamos juntos, mas temos algo comum que nos une, que nos faz ter o brilho nos olhos, o gingados nas pernas, o sorriso no rosto. Para isso, tecemos nossa história motivados e motivadas por aqueles que acreditam na juventude e amam esse projeto. Desta maneira, agradecemos a equipe de assessores calabrianos da juventude, o SECAJU, que se dedica diariamente a serviço dos nossos jovens. Queremos agradecer de maneira especial ao Irmão Claudemir, por nunca desistir desse projeto tão bonito que é a juventude e por ter cativado tanta gente com seu jeito único de ser. Irmão, te desejamos muita luz na tua nova missão, tu serás eternamente responsável por nós, porque nos cativastes.
Não podemos esquecer da Providência Divina que nunca nos deixou na mão e que tornou tudo isso possível. Agradecemos também ao Comercial Sá por toda ajuda e disponibilidade. Agradecemos as tias Lucinha e Maria José que nos ajudaram na alimentação durante esses três dias, o nosso muito obrigada. Obrigada ao nosso Pároco, Padre Manuel, por todo incentivo e apoio a juventude e por sonhar com uma igreja onde os jovens sejam mais atuantes. Por fim, queremos agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização desse sonho, de modo especial aos coordenadores das equipes deste retiro, que se dedicaram para que desse tudo certo e que sem eles nada disso teria se realizado.
Queremos concluir este momento dando uma calorosa salva de palmas aos nossos jovens e cantando com muita alegria Parabéns ao Pe. Sander!"






Espiritualidade é o que faz com que vivamos segundo o Espírito. E é marcada no cotidiano de nossa existência. (1 Cor 12,3/Rom. 8,9)" A nossa é chamada de libertadora, pois segue os passos de Jesus, faz a opções pelas opções de Jesus. É uma espiritualidade ligada ao cotidiano, ou seja, a vida. A espiritualidade é o que você acredita, e o que você acredita é o que você vive, o que você testemunha. Além de ser uma espiritualidade que olha para o horizonte, que é o Reino de Deus, é o reino que a gente semeia enquanto a gente caminha. E o que a PJ semeia é a CIVILIZAÇÃO DO AMOR AQUI! Enquanto aguardamos a vinda D'Ele no meio de nós