19 janeiro 2016

Rezando os mistérios da vida com o terço

Para iniciar a caminhada de 2016, a equipe do Secaju-MA realizou o primeiro Encontro de Oração do ano, nesta terça-feira (19). Com a proposta de realizar um encontro voltado para a meditação do terço, um tipo de oração católica mais antiga da igreja em que reunia as comunidades para rezarem juntas, o encontro foi realizado na casa da assessora Jéssica Guimarães, em comunhão com sua família. 



Através da leitura de trechos da Bíblia, a cada mistério rezado, o terço recorda a história de Salvação de Jesus Cristo, vividos ao lado de sua mãe Maria. A reza do terço, como popularmente é conhecida, surgiu nos anos 800 nos mosteiros, que se reuniam com os leigos das comunidades que não sabiam ler, para rezar.



Conduzido pelos assessores Selma e Thiago, a cada mistério rezado, apresentava-se uma prece de acordo com a narração bíblica vivida por Cristo ao longo de sua trajetória com o povo de Deus. Durante as preces, os participantes apresentavam seus pedidos e intenções pessoais. Composto por 5 (cinco) mistérios, o terço é formado pela oração mais popular da igreja, o Pai-Nosso e 50 (cinquenta) Ave-Marias. 

Curiosidades do Terço

A palavra Rosário vem de rosa. A cada Ave-Maria pronunciada corresponde a uma rosa de buque, que é oferecido a Maria por nós.