17 março 2015

V Retiro da PJ da Paróquia São João Calábria

Os jovens da Pastoral da Juventude da paróquia São João Calábria vivenciaram três dias de retiro no Sítio São José, em São Luís - MA. Refletiram sobre o tema "Fé e obras na vida cristã", iluminados pelo lema que recorda a passagem das Bem-aventuranças, segundo o evangelho de Mateus: “Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça” (Mt 5,6). 






A coordenação paroquial da Pastoral da Juventude em conjunto com a equipe de assessores do Secaju-MA, prepararam os momentos do retiro baseados na metodologia do "Ver, Julgar e Agir". Essa metodologia auxilia na formação cristã, que, através de etapas, os/as jovens possam assumir mais verdadeiramente o compromisso com a vida em grupo. Impulsionados a agir através da fé que os guia e dá coragem para realizar o Projeto de Deus, para que os/as jovens possam ser agentes de transformação na sociedade em que vivem, vendo, julgando e agindo como comunidade.

Em encerramento ao fim de semana vivido, os grupos de jovens participaram da Celebração Eucarística na igreja matriz São João Calábria. Vivenciando o período da Quaresma, tempo este que nos convida a repensar, refletir e propício à renovação, os/as jovens, em suas falas, deixaram claro o compromisso de assumir mais verdadeiramente a vida como um serviço a quem mais precisa.