07 dezembro 2015

Missa em ação de graças aos 4 anos do SECAJU MA

Aconteceu no último domingo(06) , na Comunidade São José Operário- paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência em São Luis MA, a missa em ação de graças pelos 4 anos de serviço do SECAJU- Serviço Calabriano de Assessoria Juvenil, nas paróquias São João Calábria e Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
Presidida pelo Pe. Adelmo Cagliari, a missa contou com parte da equipe de assessores e colaboradores do SECAJU na liturgia. 
Uma celebração simples mas marcada com uma rica homilia e uma linda, singela  e surpreendente homenagem dos jovens acompanhados pelo SECAJU.














Ao final da celebração, o referencial leigo e assessor do SECAJU, Eduardo, leu uma pequeno texto de agradecimento por estes anos de serviço aos/as jovens e a obra. Segue o texto:

O SECAJU foi um serviço criado pelos religiosos da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no ano de 2007, em assembleia realizada em Feira de Santana (BA). Várias experiências e tentativas foram sendo feitas ao longo dos anos, em alguns estados e o SECAJU foi se definindo aos poucos como um serviço de assessoria e acompanhamento de jovens, já preconizados pelos documentos do CELAM.
Aqui em São Luís, o Ir. Claudemir, no ano de 2011, plantou a semente deste serviço, convidando  jovens leigos para servirem e se encantarem por esta nova forma de evangelização das juventudes de nossas paróquias.
Em clima de fraternidade e ação de graças, celebramos 04 anos do SECAJU como um sinal da providência de Deus em meio à juventude da nossa igreja.
Queremos agradecer ao Nosso Deus Pai e Mãe providente que sempre renova nosso amor pelos jovens empobrecidos e caminha conosco a cada passo desta missão. Agradecemos, de modo especial, ao religiosos (as), leigos e leigas que, mesmo não sendo cronologicamente jovens, mas que sempre nos apoiaram e são apaixonados por essa juventude, não medindo esforços para estarem ao nosso lado neste prazeroso desafio.
Agradecer carinhosamente a estes jovens calabrianos (as), que são a razão de ser de nosso serviço. Vocês são a nossa inspiração que nos uniu e nos une em busca da construção da Civilização do Amor.
Nesta data tão significativa, reafirmamos nosso compromisso e renovamos nossa esperança pela causa da juventude protagonista e transformadora da sociedade.
Recordando as palavras de São João Calábria, “devemos, de modo especial, sentir uma atração particular pela juventude pobre e abandonada. Jamais nos esqueçamos, queridos irmãos, que a obra nasceu, viveu e vive ainda exatamente com este objetivo, com esta missão.”
Enfim, louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da juventude, solo sagrado, semente do hoje e do amanhã, cujo verdadeiro anseio é viver e testemunhar o valor da vida no meio da comunidade.
Com amor em Jesus Cristo e pelo seu Reino, continuaremos a semear e cultivar o NOSSO DESEJO PELA VIDA DAS JUVENTUDES!


Obrigado!