02 fevereiro 2016

SECAJU participa da XII Assembleia Arquidiocesana da PJ de São Luis MA

Nos dias 29,30 e 31 de janeiro, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência a XII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude de São Luis- MA com o Tema: CASA COMUM: Juventude em Defesa da Vida e LEMA: “Quero ver brotar o Direito como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca” (Amós 5, 24)

A Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, que acontece, agora de dois em dois anos, é a instância máxima, representativa e decisória da PJ e é organizada pela CAPJ(Coordenação Arquidiocesna da PJ) e EAAPJ( Equipe de Assessores Arquidiocesanos da PJ).

O Objetivo da XII Assembleia é fazer com que os jovens delegados reflitam e avaliaem a caminhada de sua pastoral nestes últimos dois anos (2014-2015) a fim de apontar melhorias e criar novos meios e evangelizar de propagar o projeto de Jesus Cristo, concretizando assim a civilização do amor.





A Assembleia também se preocupou, assim como seu tema já lembra, com a refelexão sobre o Cuidado com nossa casa Comum. Em comunhão com a igreja do Brasil , nas palavras do Jovem Jhonatan Soares, citando Leonardo Boff(2012) "precisamos refletir sobre o cuidado que nós jovens, baluartes da Paz, estamos tendo com a vida: o ser humano transformou o Jardim do Éden num matadouro. Iluminados/as pela profecia dos empobrecidos Queremos ver brotar o Direito como água e correr a Justiça qual riacho que não seca (Amós 5, 24) " A assembleia também contou com a presença do Pe. Joariston Guedes, assessor religioso do regional Nordeste V e do arcebispo da arquidiocese de São Luis - MA Dom José Belisário, além de marcar o fim das comemorações dos 30 anos de organização da Pastoral da Juventude em São Luis, com uma linda celebração na comunidade São José Operário, presidida pelo Pe. Joaristo e Co-celebrada pelo Pe. André da Santíssima Trindade e pelo paróco da paróquia acolhedora da assembleia, o Pe. Manoel. 

A equipe de assessores/as do SECAJU, foi então convidada para construir junto a alguns membros da coordenação a metodologia da XII Assembleia. Foram dias de muitas conversas, reflexões e construções, mas tudo ocorreu como a providencia quis. Nos dias em que se desenvolveu a assembleia a equipe de assessores contribui com o serviço de relatoria, registrando e ajudando a construir todas as linhas de ação e prioridades da PJ de São Luis para os próximos 2 anos. 



O SECAJU agradece o convite e roga a Deus, Pai- Mãe providente que abençoe está pastoral e seus novos "pastores", afinal “O Espírito do Senhor está sobre nós, consagrou-nos com a missão de levar a Boa Nova aos pobres...” (cf. Lc 4,19)