01 março 2016

Secaju realiza momentos de escuta para planejar a caminhada 2016



Durante o mês de fevereiro, a equipe de assessores do SECAJU realizou o acompanhamento dos grupos e núcleos das coordenações da Pastoral da Juventude da paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e São João Calábria, momentos reservados à escuta, partilha e revisão da caminhada do grupo enquanto comunidade junto ao projeto de Cristo. 


O núcleo da coordenação da PJ da Calábria, Rayanne Bastos, Thaynam Mendes, Emanuel Amaral e Ana Karla Camelo, acompanhados pelos assessores Madson e Selma, participaram da primeira reunião de acompanhamento do ano. Com muito entusiasmo, os/as jovens rezaram e partilharam seus desejos enquanto coordenação, com o compromisso de reavivar a caminhada dos grupos da pastoral para esses dois anos de caminhada na comunidade São João Calábria. Em reunião com os coordenadores dos grupos, foi decidido que esse ano a PJ da Calábria não fará retiro anual, devido sua desarticulação pastoral, mas outras atividades serão realizadas, como encontrão, com previsão para acontecer no final de setembro e formações durante o ano.

No dia 28, aconteceu o I Encontrão para os novos PJoteiros da Calábria, na comunidade Santa Luzia, Riod. Preparado pelo núcleo da coordenação da PJ e assessorados por Madson, os/as jovens refletiram sobre a história, espiritualidade, projetos, ações e organização da Pastoral da Juventude.

No dia 13 de fevereiro, na casa de Karol e Cris, integrantes do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), realizaram a assembleia do grupo para eleição da nova coordenação 2016-2017. Para a escolha dos novos, a coordenação antiga com ajuda das assessoras Selma, Patrícia e Marília preparam o encontro e apresentaram alguns critérios para orientar os/as integrantes na hora da votação. Para ser votado, o/a jovem está ativo no grupo há mais de um ano, ter a 1ª Eucaristia e que não está envolvido em coordenações de pastorais em outra paróquia. Empolgados e animados para esse momento importante da caminhada do movimento, cerca de 28 jovens participaram da votação, de forma individual, escolhendo seus representantes para os cargos de coordenador, vice, tesoureiro e secretário. Os eleitos para os cargos foram Mateus Benilton, Marcelo Augusto, Ana Laura e Ana Luisa.

   Mateus Benilton, Ana Laura, Ana Luiza e Marcelo 
nova coordenação do MEJ

Para melhor compreender a reza do terço, o grupo Amigos Unidos no Amor de Cristo (AUNAC), no dia 20, meditaram o terço e fizeram suas preces durante o momento. Com o auxílio do assessor Thiago, os/as jovens rezaram, refletiram à luz da Palavra de Deus e tiraram dúvidas sobre essa tradição antiga na nossa igreja, dividida em cinco mistérios que narram a trajetória da Salvação do Filho de Deus, Jesus Cristo. 

Os grupos REC (Renovados em Cristo) e JAC (Jovens Agindo com Cristo), ambos da paróquia São João Calábria, passaram por mudanças nas suas coordenações no inicio de janeiro de 2016 e estão preparando encontros para convidar novos membros para participar das reuniões, fazendo visita nas casas e visitando outros grupos durante os finais de semana. A comunidade Nossa Senhora das Graças, que o JAC faz parte, é acompanhada pela assessora Marília e os seminaristas Rogério e Cláudio, que acompanham os grupos e pastorais desta comunidade, localizada no bairro Tiradentes.  

Durante o mês de março, o grupo Jovens Amigos de Cristo (JAC), da paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em celebração aos 3 (três) anos de caminhada do grupo, estão preparando uma programação recheada de alegria e reflexão para vivenciar durante o mês. A coordenação formada por Débora, Airton, Lorena e Marcela, acompanhados pelas assessoras Patrícia e Mary já se encontraram para construir os momentos de festividades do grupo, com reza do terço, mini-retiro, missa e confraternização. A programação começa no dia 01 de março, com a reza do terço, na Casa Calabriana de Juventudes (CCJ), às 19 h. 

Formado por 8 (oito) jovens, os coordenadores do núcleo da PJ da Divina Providência, representantes forânicos e coordenação arquidiocesana são acompanhados há um ano pelas assessoras Iza e Geise, que durante esse período já percebem os sinais da Providência na caminhada dos/das jovens, no processo de amadurecimento, discernimento e comprometimento com o projeto da pastoral que assumiram junto ao projeto de Cristo.