08 agosto 2016

Ensinamentos de Calábria para o mês das Vocações

Celebramos em agosto o mês das vocações. Hoje, em especial, apresentamos uma carta de São João Calábria, que escrevia aos seus irmãos, partilhando os obstáculos, alegrias e os desafios da missão com o pleno e verdadeiro abandono na Divina Providência.

O fundador da Obra Calabriana nasceu no dia 08 de outubro de 1873, em Verona, na Itália. E, todo dia 8 de cada mês é celebrado o dia da Providência, em memória de quem sempre acreditou, acolheu e escutou o coração de Deus ao chamado da missão. 



Aos meus caríssimos e amados irmãos da filial de S. Gaetano [Costozza (Vicenza)].

Meus queridos, neste momento eu gostaria de estar próximo de vocês também com o corpo, pois com o espírito sempre estou, para dizer-lhes a palavra do Pai que os ama tanto e que tão ardentemente deseja primeiro a santificação de vocês, para depois obter a santificação das almas que Jesus lhes confiou, bem como a realização dos grandes desígnios que Jesus bendito tem sobre esta sua Casa. Realização ligada estreita e unicamente à cooperação que vocês podem dar, à graça grande que Jesus lhes fez, chamando-os gratuitamente a fazer parte desta grandíssima Obra que tem por base e por princípio o santo evangelho.

Caríssimos, pelo amor de Deus, pelo amor das almas de vocês, pelo sangue de Jesus bendito, façam de tudo para viver à altura da sua vocação: vocação toda própria e particular dos tempos presentes, tempos calamitosos, tempos tristes, mas também tempos de grande misericórdia da parte de Jesus bendito, que suscitou vocês, ó meus queridos, e vocês são os instrumentos para sanar, consolar, reconduzir ao reto caminho muitas almas.

Vocês, meus queridos, se viverem bem, segundo a sua santa vocação, não deverão invejar ninguém, nem mesmo os que foram, são e serão grandes diante do mundo, os reis, os personagens desta terra, pois vocês são diretamente de Deus e de uma forma toda especial.

Queridos meus irmãos, mãos à obra; e continuem correspondendo, vivendo como trapos, com grande espírito de fé, com grande abandono à divina Providência, sem cabeça, humildes, escutando aquele que em nome do Senhor dirige essa Casa de vocês.

Tudo depende de vocês. Meu Deus, que grande responsabilidade pesa sobre vocês, sobre nós, mas ao mesmo tempo que peso de glória! Antes de morrer, eu lhes asseguro, vocês verão o céu aberto como Santo Estêvão, e gozarão antecipadamente o júbilo do céu.

Vocês, nos desígnios de Deus, além de serem um auxílio espiritual e material para as criaturas a vocês confiadas, têm uma outra tarefa, lembrem-se bem, que é a seguinte: ser luz, candelabro.

Meus queridos irmãos, todos olham para nós e em nós querem ver aquilo que Jesus nos concedeu. Pelo amor de Deus, sejamos luz, luz, luz! Em nós é algo de grave, um sacrilégio, aquilo que para um leigo é algo superficial; estejam atentos, portanto, pelo amor de Deus!

Tenhamos bem presente que tudo passa, que a morte vem. Ai de nós se naquela hora nos encontrássemos pobres em virtude, mesmo tendo vivido por tanto tempo nas riquezas espirituais! Ah, mas eu espero que vocês todos compreendam! Não é verdade?

Dêem grande importância às Regras, amem Jesus e as criaturas por causa dEle, reine soberana a caridade entre vocês. Lembrem-se que se faltar a caridade, a Obra vai virar fumaça, ruirá. E quanto à virtude angelical, não tenho palavras que bastem para dizer-lhes quanto é necessária e que ruína, que maldição seria ser vítima, mesmo que por pouco tempo, do vício oposto.

Meus queridos irmãos, escrevi essas minhas pobres palavras aos pés do Crucifixo e para o bem das suas almas e da Obra. Peço que as escutem e que as coloquem em prática, pelo amor de Deus!
Rezem, rezem, rezem por mim, para que a grande misericórdia de Deus perdoe todos os meus pecados e que um dia todos possamos nos encontrar no Paraíso.

Abençôo-os, in Corde Jesu. Sac. J. Calabria