24 agosto 2016

Primeira etapa da Escaliju Bíblica 2016

Um jeito diferente de compreender as Sagradas Escrituras. Foi assim que os/as jovens resumiram a primeira etapa da Escola Calabriana de Lideranças Juvenis - ESCALIJU, em sua modalidade Bíblica. Na sua 3ª edição, a escola aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, na Casa Calabriana das Juventudes (CCJ).

Na construção de um “outro mundo possível” por meio da juventude, a Escaliju Bíblica apresenta a proposta de reconhecer as Sagradas Escrituras como fonte essencial para o diálogo com Deus e estimular os/as jovens a buscarem nela, a luz para os seus projetos de vida e o aprofundamento da fé à partir da compreensão dos textos bíblicos.

Cerca de 24 jovens participaram desta etapa da escola, das paróquias Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, São João Calábria e Nossa Senhora da Boa Viagem. Entre eles, o AUNAC (Amigos Unidos no Amor de Cristo), EJC (Encontro de Jovens com Cristo), JAC (Jovens Amigos de Cristo), JOC (Jovens Operários Católicos), JUC (Jovens Unidos em Cristo), MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), REV (Reunindo Esperança e Vida) e REC (Renovados em Cristo) e referencial do grupo recém criado na comunidade Nossa Senhora das Graças. 

Nesses dois dias, os/as participantes fizeram um passeio por toda a história da construção, os contextos históricos e geográficos das Sagradas Escrituras. Assim como compreenderam a composição de cada livro, suas diferentes traduções e a prática da Leitura Orante.

No fim da manhã do domingo, cada um/uma descreveu uma experiência pessoal marcante com Deus em um pedaço de papel, unindo-se aos outros com histórias semelhantes. As experiências parecidas formaram grupos e criaram três livros, cada um com um nome, de acordo com cada história. Entre eles, o Livro do Amor, o Livro das Conquitas e o Livro da Superação de Fé e de Vida. Ao final, formaram um único livro, o Livro Sagrado, relembrando as experiências do povo de Deus nos relatos bíblicos.



Com a missão de celebrar o compromisso com a Palavra, recordando a leitura de Isaías 55, 10-11, cada participante recebeu uma semente de girassol em um copinho personalizado com o nome, comprometidos em realizar uma leitura orante até a próxima etapa da Escaliju, em outubro.  







Agradecemos a Deus pela condução deste momento de encontro com os profundos ensinamentos das Sagradas Escrituras e pedimos a Ele que os/as jovens participantes desta Escaliju se tornem protagonistas do anúncio da Palavra em suas comunidades e ela seja sempre a luz condutora aos desafios do tempo presente.

Mais fotos: Escaliju Bíblica 2016 - 1ª etapa