05 novembro 2016

Jovens da Divina participam do III Retiro Anual da Pastoral da Juventude

"Maturidade na Fé: Ser Profeta a Serviço do Reino". Com esse tema, os/as jovens dos grupos da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, refletiram durante os dias 21, 22 e 23 de outubro, no Sítio São João, como viver o projeto de Deus em suas vidas e serem verdadeiros profetas à Serviço do Reino.

Iluminados pela leitura bíblica de Miquéias 6, 8 - "Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente com seu Deus", cerca de 60 jovens dos grupos JAC (Jovens Amigos de Cristo), JOC (Jovens Operários Católicos) e JUC (Jovens Unidos em Cristo) conheceram histórias de pessoas que atuaram/atuam como verdadeiros profetas em prol da libertação e da transformação de uma sociedade mais justa para todos e todas. E mais! Puderam aprofundar e enxergar com mais sensibilidade que jovens dos grupos e outras pessoas da comunidade são como profetas no meio de nós. E assim como Jesus, essa experiência só é saboreada a partir da vida em comunidade e anúncio do Projeto de Deus para o seu povo. 

A metodologia utilizada para construir a proposta do retiro foi o método do Ver, Julgar, Iluminar, Agir e Celebrar, bastante utilizado pelas pastorais da igreja, em especial, a Pastoral da Juventude. Levando a um processo de sair mais do comodismo e partir para compromissos mais concretos, os assessores Eduardo, Iza e Geisy, colocaram o ouvido no chão, literalmente, e, à partir da escuta e partilha dos/das meninos e meninas da coordenação da ampliada, interpretaram as necessidades e desejos apresentados e construíram a proposta com muito cuidado e zelo, contando com a participação dos demais assessores da equipe Secaju-MA. 

Após a celebração realizada no domingo de manhã, pelo pároco Padre Manuel, a juventude da Divina não parou por aí. Arrumaram suas mochilas e partiram ao encontro de outros jovens da Arquidiocese de São Luís, para celebrar junto d'eles o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que trouxe como tema "Juventude e a Nossa Casa Comum", realizado na Paróquia Santíssima Trindade, na Cidade Olímpica.






Carta do 3º Retiro Anual da Pastoral da Juventude*

Hoje é celebrado o dia mundial das missões e nada melhor do que encerrar este retiro nesta data, nós PJoteiros temos orgulho de sermos jovens missionários, verdadeiros profetas a serviço do Reino, jovens anunciando a mensagem do evangelho.
Somos jovens que sonhamos com uma sociedade mais irmã e para isso precisamos fazer nossa parte e ser o amor que o mundo necessita, levar a esperança, fé, força, perseverança e ser protagonistas para que outros continuem a acreditar. Precisamos assumir de forma integral o projeto de pessoas que vieram antes de nós, para isso é preciso colocar o ouvido no chão e ouvir o caminho percorrido, é necessário caminhar junto, fazer parte, conhecer, se incomodar com o que não está bom. Mas, não basta apenas se incomodar, aprendemos que para sermos profetas é necessário assumir de verdade e agir a favor da mudança.
É preciso ter coragem para seguir a caminhada e para perceber quando você não está indo pelo caminho certo. Não é um caminho fácil, mas sabemos e tomamos ciência de que o Reino de Deus está aqui, está entre nós. O Reino já está acontecendo, é tudo aquilo que carregamos e partilhamos. Somos nós que vamos agir para que ele aconteça de forma plena e ele vai acontecer: por meio de nossas mãos.
Aprendemos que nosso Deus é do lado dos pobres, do povo. Também fazemos esta escolha, pelos jovens e pobres, porque temos como referência aqueles que vieram antes. O projeto não pode parar, nós somos os profetas do hoje.
Quando pensamos em fazer um retiro que refletisse sobre maturidade na fé, sentimos muito medo. Medo de não sermos compreendidos, medo de sem querer excluir aqueles que mais amamos: nossos jovens. Mas, a providência de Deus foi nos mostrando que estávamos indo pelo caminho certo, um profeta não deve ter medo de falar e fazer o que precisa ser dito e feito. Vocês nos surpreenderam, se mostraram mais maduros do que nós mesmo chegamos a acreditar que seriam, vocês fizeram a nossa boca calar e até as pedras falarem que vocês dão conta de construir e assumir o Reino.
Para muitos, hoje é um dia de conclusão e saímos assim, com a sensação de dever cumprido, com a certeza que vocês vão continuar o caminho. Não, a missão não terminou para nós, mas serão vocês que estarão amanhã, aqui onde estamos hoje. Vocês são nossa esperança. Ou seja, vocês são sim profetas. O nosso tesouro somos nós.
Recordamos nesses três dias os profetas que estão entre nós e que marcaram nossas vidas. Que alegria é ver quantas pessoas foram e são sinais da presença de Deus no meio de nós. Nosso obrigado a todos eles e elas que contribuíram para estarmos aqui hoje. Obrigada aos assessores da juventude, profetas de Deus, sem dúvidas. Homens e mulheres do povo que falam em nome do Pai. Como é visível o rosto de Deus em vocês, como é claro Deus, pai e mãe, em vocês do SECAJU. Obrigado pelo serviço, pelo anúncio, pelo incômodo e pela ação concreta.
Não podemos deixar de agradecer a providência divina, que parece que testou nossa fé nesses últimos dias e mostrou que ela jamais vai falhar, basta acreditarmos.
Agradecemos a toda coordenação ampliada, que tem a árdua missão de animar nossos grupos e estão mais próximos de vocês do que nós, sem esses profetas, nada seria possível.
Agradecemos também as tias Célia, Zenith, Alexsandra, Nara, Ivete e seu Ozório que nos ajudaram na alimentação durante esses três dias. Obrigada aos Pobres Servos da Divina Providência, de modo especial ao nosso Pároco, Padre Manoel, ao padre Marcos e o Irmão Roque por todo incentivo e apoio a juventude. Esse foi um dos retiros mais fartos que já participamos, graças a infinita generosidade das comunidades de nossa paróquia. Obrigada a comunidade Santo Antônio que nos acolheu desde o início do ano e hoje enviou seus jovens do AMAR para viver esse momento único em suas vidas.
Nosso muito obrigada ao Frigorifico Yasmin e ao Centro Educacional São José Operário. Por fim, queremos agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização desse pequeno pedaço do Reino que construímos.
Que possamos ser como os profetas que nos guiaram nesses dias:
Amós, o fiel.
Jeremias, o instrutor.
Ezequiel, o animador do povo.
Isaías, o que anuncia o messias.
Oséias, o restaurador da aliança.
E Miqueias, o confiante em Deus.

*Não esqueçam nunca de praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente com o nosso Deus.*

São Luis, 23 de Outubro de 2016 

Assinado: Núcleo Paroquial da PJ da Divina